quinta-feira, 23 de junho de 2011

FATOS & FOTOS DA FESTA DO DIVINO, EM PALHOÇA



A Festa do Divino, em Palhoça, cidade de mais de 150 mil habitantes, na Região Metropolitana de Florianópolis, foi um sucesso. Suceso de público e de atividades artísticas e religiosas. 

O evento aconteceu no sábado, domingo e segunda-feira, 18, 19 e 20 de Junho, com cobertura compela da Rádio Cambirela - www.radiocambirela.com.br - Virtual, mas real. Convidada, pelos organizadores da festa, para transmitir o evento e realizar toda a sonorização, a RC instalou seu estúdio itinerante, num confortável palco, no acesso ao "Palhoção". 



O calendário do simbolismo religioso é bem mais extenso do que as atividades dos festejos oferecidos ao público. Os preparativos para o evento começaram meses atrás.

As atividades, que precederam os três dias festivos, tiveram início na noite de 10 de Junho, com a abertura oficial da Festa do Divino versão 2011, quando ocorreu o "Baile do Império", com jantar, ao som da banda New York Band Show. Um ato símbolico marcou a noite. Foi quando o prefeito municipal de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, fez a entrega da "chave do município" ao "casal festeiro", Evádio Paulo Broering Neto e Elisabete Broering.

A festança propriamente dita começou no sábado, 18 de Junho, às 18h30, com o desfile do cortejo imperial, com acompanhamento da Banda de Música de Santo Amaro da Imperatriz. Nas duas noites seguintes, a "família imperial" e os convidados repetiram o mesmo roteiro solene.

A programação incluiu atividades artísticas, shows musicais, shows pirotécnicos, missas festivas. O almoço de domingo foi um grande acontecimento social, quando o palco principal da festa, o "Palhoção", reuniu nativos, visitantes e turistas, num grande momento de confraternização.

Mas, o ponto alto da 121ª. edição da Festa do Divino Espírito Santo de Palhoça foi a noite de segunda-feira, quando muitas pessoas, que aproveitaram o fim de semana para viajar, retornaram à cidade.

O presidente do Caep, empresário Sidnei Nobre, disse, nos microfones da Rádio Cambirela, que a direção da Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré e os organizadores, mais uma vez, optaram por realizar uma “festa familiar, priorizando a segurança”.


Essa tem sido a tática adotada, nos últimos anos, para evitar atos de violência. E vem dando certo. Mesmo assim, calculam os organizadores, mais de 15 mil pessoas visitaram Palhoça, durante os três dias de festa.

Nobre disse que a contabilidade final da festa está sendo concluída, mas acredita que o movimento financeiro foi cerca de 30 por cento superior ao registrado em 2010. 


ALGUMAS FOTOS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário